SÃO LEÃO MAGNO
10/11
PENSAMENTOS DE SÃO LEÃO MAGNO
SÃO LEÃO I – O GRANDE
45o PAPA
São Leão nasceu em Toscany. Como um diácono ele foi enviado para Gaul como mediador pelo Imperador Valentiniano III. Ele reinou como Papa entre 440 e 461. Ele persuadiu o Imperador Valentianino a reconhecer a primazia do Bispo de Roma e em um Édito em 445 o Imperador reconheceu oficialmente a independência de Roma.
A Doutrina da Encarnação foi formada por ele numa carta ao patriarca de Constantinopla, convencendo-o, visto que o mesmo já a havia condenado. No Concílio de Chalcedon esta mesma carta foi confirmada como expressão de Fé Católica no que concerne a “Pessoa de Cristo”.
Todos os tratados históricos elogiam seus esforços durante a invasão dos bárbaros no século V.
O seu encontro com Átila, o Rei dos Unos, no portão da Cidade de Roma, persuadindo os invasores a irem embora, desistindo da pilhagem da cidade e do massacre dos seus habitantes, é tido como uma memória a sua eloqüencia. (Átila teria dito no início do cerco a Roma: “arrancarei um olho de cada romano”).
São Leão morreu em 461 deixando um valioso número de cartas e escritos, os mais notáveis e de grande e valor histórico .
Nenhum comentário:
Postar um comentário