Nossa Senhora da Saúde

Nossa Senhora da Saúde
Este Ícone de Nossa Senhora da Saúde minha mãe o adquiriu no ano que eu nasci (1946) e está comigo até hoje.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Santos e Santas da Igreja Católica Apostólica (3º módulo)


Divino Pai Eterno

Nossa Senhora, São Joaquim e Santa Ana (dia dos avós  26/07)

São Joaquim

São Jorge (23/04)

São José (19/03)

São José Cafasso (23/06)

São José de Arimatéia (29/03)

São José Calazanz (25/08)

São José Maria Scrivá (26/06)

São José Operário (01/05)

São Judas Tadeu (28/10) Apóstolo e primo de Jesus

São Lázaro (17/09)

Santa Lídia (03/08)

São Lino I = 2º Papa

Nossa Senhora de Loreto

Nossa Senhora de Lourdes 

São Lourenço de Bríndisi (21/07) Doutor da Igreja

São Lucas 

São Luiz Gonzaga (21/06)

São Luiz  (25/08) Rei da França

Santa Luzia (13/12)

São Marcos Evangelista (25/04)

Santa Margarida da Hungria (18/01)

Santa Maria Bertilla Boscardin (20/10)

Santa Maria Domingas Mazzarello (13/05)

Santa Maria Goreti (06/07)

Santa Maria Mãe de Deus (01/01)

Santa Maria

Santíssimo Nome de Maria (12/09)

São Mário (19/01)

Santa Marta (29/07)

São Martinho de Porres (03/11)

São Maximiliano Kolbe (14/08)

Santa Mônica (27/08)

São Narciso (29/10)

Santa Natividade de Nossa Senhora (08/09)

Nossa Senhora dos Navegantes

São Nestor (Bispo e Mártir de Magido)  (Magido/Panfília ano 251)  (26/02

Pólio, governador de Panfilia e Frígia durante o reinado de Décio (249-250), a fim de cair nas graças do imperador, aplica cruelmente seu edito de perseguição aos cristãos. Nestor, bispo de Magido, gozava de grande estima entre os cristãos e os pagãos, e compreendeu que era necessário buscar lugares de refúgio para seus fiéis. Recusando-se se ocultar, o Bispo esperou tranqüilamente sua hora de martírio, e quando estava em oração, oficiais da justiça foram a seu encontro. Ano de 251- século III.

Após um extenso interrogatório e ameaças de tortura, o Bispo foi enviado ao governador, em Perga. O governador tratou de convencer o santo -primeiro com elogios e depois com ameaças- de que renegasse a religião cristã, mas Nestor manteve-se firme no Senhor, sendo enviado ao potro, onde o carrasco desgarrava a pele das costas com o garfo. Diante da firme negativa do santo de adorar aos pagãos, o governador o condenou a morrer na cruz, onde o santo ainda teve forças para incentivar e exortar aos cristãos que o rodeavam. Sua morte foi um verdadeiro triunfo porque quando o Bispo expirou suas últimas palavras, tanto cristãos como pagãos se ajoelharam para rezar e louvar a Jesus.

São Nestor, rogai por nós!


São Nestor (Bispo e Mártir) Magido ano 251 (26/02)

Significado do nome Nestor - NESTOR, grego Néstor: “o que (outra vez) volta, regressa”, isto é: “o salvo”. Confira, grego Nóstos: “regresso, volta, retorno”.

São Nestor (Jovem Mártir ano 306, Constantinopla) (27/10)

Nos tempos do martírio de São Demétrio, vivia em Constantinopla um jovem de nome Nestor, que aderiu à fé cristã através dos ensinamentos de São Demétrio. Naquela época, o imperador Maximiano, inimigo de Cristo, ordenou que se promovessem vários jogos e entretenimento para o povo. O favoritos do imperador era uma vândalo de nome Liaeo um vândalo, um homem de tamanho e força comparável à Golias. Como gladiador imperial, Liaeo desafiava para duelo todo o tipo de homem, e a todos os que o enfrentaram ele os matava, e seus massacres deleitavam o imperador idólatra em sua sede de sangue. Este construiu um estádio especial, semelhante a uma plataforma sobre colunas para os duelos de Liaeo. Sob esta plataforma, haviam lanças com pontas agudas e afiadas apontando para cima. Quando Liaeo vencia alguém num duelo, atirava sua vítima em direção à floresta de lanças. Os pagãos que ficavam parados em torno das lanças junto ao seu imperador deleitavam-se quando algum pobre desditado se contorcia sobre as lanças até a morte. Entre as vítimas inocentes de Liaeo contava-se um grande número de cristãos, pois quando ninguém se apresentava voluntariamente para duelar com Liaeo, os cristãos eram forçados pelo imperador a lutar com ele. Presenciando este aterrorizante deleite do mundo pagão, o coração de Nestor se encheu de dor e decidiu ir ele mesmo ao estádio do terrível Liaeo. Antes, porém, foi à prisão onde São Demétrio encontrava-se preso, e pediu a sua bênção para fazer isso. São Demétrio o abençoou, fazendo o sinal da cruz sobre sua testa e peito, e disse: «Irás vencê-lo, mas sofrerás por Cristo». O jovem Nestor dirigiu-se então ao estádio Liaeo. O imperador estava lá com uma grande multidão, e todos lamentavam a morte iminente do jovem Nestor. Tentaram convencê-lo a não lutar com Liaeo, mas Nestor fez o sinal da cruz e disse: «Grande és Tu, ó Deus de Demétrio, ajuda-me!» E com a ajuda de Deus, Nestor abateu Liaeo, jogando depois o pesado gigante sobre as pontas afiadas das lanças, onde o gladiador encontrou sua morte. Então todo o povo exclamou: «Grande é o Deus de Demétrio!» Mas o impiedoso imperador que havia tinha sido envergonhado diante do povo e, lamentando a morte de seu favorito, encheu-se de furor contra Demétrio e Nestor e ordenou que Nestor fosse decapitado pela espada e que Demétrio fosse atravessado com lanças. Assim que Nestor, este glorioso herói cristão, deixando para trás sua jovem vida sobre esta Terra, entrou para o Reino de seu Senhor em 306 d C.


Tradução e publicação neste site

com permissão de Ortodoxia.org

Trad.: Pe. André



São Nestor (Kiev Rússia) Ano 1114 (27/10)

Os eslavos antigos não tinham língua escrita, nem literatura. Mas quando, em 988, o príncipe Vladimir aceitou o cristianismo, ele construiu uma escola em Kiev. Os meninos foram ensinados a ler e escrever usando o alfabeto eslavo criado para os eslavos búlgaros pelo irmão de missionários, Santos. Cirilo e Metódio. Um dos formandos desta escola, um menino chamado Nestor, se tornou o primeiro escritor da Rússia.
    Nestor era muito humilde. Ele escreveu muito sobre outras pessoas, elogiando a sua vida santa, mas ele escreveu quase nada sobre si mesmo. Nós não sabemos quem eram seus pais, mas ele deve ter sido de uma distinta família desde que ele sabia muito sobre a vida política do seu tempo. Ele foi muito lido nos escritos dos Padres da Igreja e filósofos antigos, que foram encontrados na biblioteca da igreja de Santa Sofia em Kiev. A maioria destes livros foram, em grego, que nos diz que Nestor deve ter sabido a língua grega.
    Em 1073, no ageof 17, Nestor veio morar na recém-fundada Caves mosteiro perto de Kiev. Foi feito um monge pelo Abade Stefan e mais tarde se tornou um diácono. Foi lá no mosteiro que foi convidado a escrever a vida de Vladimir São dois filhos, os jovens príncipes Boris e Gleb, que foram cruelmente assassinados pelo seu irmão mais velho Yaropolk logo depois que seu pai morreu em 1015. Nestor conta no livro da vida desses dois inocentes confessores Christian foi o primeiro capítulo da hagiografia russo (vida dos santos), e foi durante centenas de anos, uma leitura favorita do povo russo. Nestor também escreveu a vida de São Teodósio, co-fundador do Mosteiro de Caves, a quem tinha conhecido pessoalmente.
    Ambos os capítulos de Vidas formado em grande trabalho de Nestor, o Chronicle. Ele chamou isso de "O Conto dos Anos passados." Ele descreve os principais acontecimentos desde os primórdios do Land Rússia até o ano de 1110. Este trabalho, em que Nestor dedicou cerca de 20 anos de sua vida, permanece até hoje a fonte mais importante para o nosso conhecimento sobre a história da Rússia. A Crônica é mais do que uma agenda de eventos ", é penetrado por amor Nestor para o seu povo, sua preocupação com a unidade política e sua consciência cristã e de amor para os santos de Deus.
    Nestor morreu em 1114 após uma longa vida. Ele é comemorado pela Igreja em 27 de outubro. 

(Enfim, são três São Nestor, um do ano 251, outro do ano 306 e o terceiro do ano 1114)


São Nicolau (06/12) Bispo de Mira atual Turquia

São Nicolau (06/12) Bispo de Mira atual Turquia
(pelo seus gestos de bondade surgiu a figura de Papai Noel)

São Nicolau de Telentino (10/09)

Santo Onofre (12/06)

São Pantaleão (27/07)

Nossa Senhora do Bom Parto

São Patrício (17/03)

Santa Paula Fracinetti (12/06)

Santa Paulina = Madre Paulina - santa brasileira

São Paulo Apóstolo (25/01)

História: São Paulo era de família judaica da tribo de Benjamin, mas ao mesmo tempo cidadão romano, passou sua infância em Jerusalém dentro de uma séria formação religiosa segundo as doutrinas dos fariseus. Perseguidor dos cristãos, esteve presente na morte de Santo Estevão, morto à pedradas. Certa vez, mais ou menos no ano 36 no caminho de Damasco uma forte luz o fez cair de seu cavalo, cegando-o. Paulo, aturdido ouviu de Jesus “Saulo, Saulo, por que me persegues?”.
A partir desse momento dedicou toda sua vida a serviço de Cristo. Quando os cristãos, acostumados a circuncidar os filhos que nasciam, Paulo os relembrava que já não estavam na lei judaica mas que eram cristãos. Passou um tempo na Arábia e regressou a Damasco para pregar. Foi para Jerusalém no ano 39 e depois para a Síria-Cilícia de onde partiu para Antioquia com Barnabé. Foram para Chipre, Panfília e Licaônia.
Foi então que São Paulo passou a usar o nome grego Paulo em vez de Saulo. 14 anos após sua conversão (no ano 49) partiu para Jerusalém para participar do concílio apostólico onde foi aceita a tese de que a,lei judaica deixaria os cristãos professar sua fé. Paulo morreu com a cabeça decapitada, no ano 67.
Oração da Conversão de São Paulo Apóstolo: Ao peso do mal vergados, São Paulo, por ti clamamos; da graça o penhor eterno, que salva, te suplicamos. Outrora oprimindo a Igreja, tocou-se o divino amor. E aqueles que perseguias abraças qual defensor. Daquele primeiro amor conserva a fiel lembrança. Aos tíbios e fracos traze a graça e a esperança. Floresça por teu socorro o amor que ignora o mal; as rixas não o perturbem, nem erro nenhum fatal. Ó vítima que agrada aos céus, dos povos amor e luz, fiel defensor da Igreja, protege-a, e a nós conduz. Louvor à Trindade eterna, hosanas, poder, vitória. O prêmio do bom combate contigo nos dê, na glória.
Devoção: À pregação do Evangelho

São Pedro Apóstolo (29/06)

Papa é o título dado ao Bispo e Patriarca de Roma, supremo líder espiritual da Igreja Católica Apostólica Romana, e chefe do Estado da Cidade do Vaticano.
O primeiro Papa foi São Pedro, a quem Jesus Cristo disse: “Tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja. A ti darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mateus, 16, 13-20).
Como Pedro terminou seus dias em Roma, no seio da Igreja Romana, dando aí o seu supremo testemunho de amor a Nosso Senhor, derramando seu sangue por Cristo, os Bispos de Roma são sucessores de Pedro. Como Pedro, a missão deles é sempre recordar, custodiar e proclamar a experiência fundamental da nossa fé: Jesus morto e ressuscitado é o Cristo, o Filho do Deus vivo, o Salvador! O Papa dispõe, para os católicos, de autoridade religiosa em matéria de fé e moral.
Seguir o Sumo Pontífice é a certeza de estar em comunhão plena com Cristo, por isso se diz que o Papa é fundamento visível da unidade.

São Pedro Canísio (21/12 ) Doutor da Igreja

São Pedro Chanel (28/04)

São Pedro Crisólogo (30/07)

São Pedro Damião (21/02)

São Pedro Julião Eyrmard (02/08)

São Pelegrino (01/05)

Santas Perpétua e Felicidade 


Nenhum comentário: